A vila de Ferreira do Zêzere vai voltar a ser palco de um grande festival de ópera e canto lírico entre os dias 9 e 18 de Agosto, reunindo dezenas de músicos e intérpretes a actuar em locais que vão desde igrejas até outros espaços à partida impensáveis para a realização deste tipo de espectáculos, como será o caso do mercado municipal.
O “ZezereArts 2012” terá a direcção artística do músico irlandês Brian Mackay, que se radicou no concelho com a família e já organizou no ano passado, com grande sucesso, a primeira edição do festival.
O evento conta com a participação de 77 músicos, cantores, solistas, encenadores e cenógrafos de sete países (Inglaterra, Itália, Irlanda, França, Hungria, México e Portugal) que vão participar num curso intensivo de Verão e apresentar as suas performances nas dezenas de espectáculos previstas.
Oficialmente, o festival arranca a 9 de Agosto com um recital de canto lírico no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, às 21h30. Nos dias 11 e 12, os músicos espalham-se pelas igrejas de Ferreira do Zêzere, Paio Mendes e Dornes, com actuações inseridas nas celebrações litúrgicas.
Para o dia 13 de Agosto, está programado um jantar de gala com ópera, às 20 horas, no Restaurante Casa dos Leitões. No dia 15, será a vez de Shakespeare em ópera, às 19 horas, na Quinta do Adro. No dia 16 de Agosto, o mercado municipal de Ferreira do Zêzere recebe “Street Scene”, do compoitor Kurt Weil, às 21 horas, ao passo que no dia seguinte o cineteatro Ivone Silva acolhe duas sessões do “Don Giovanni”, de Mozart, às 18 e 21h30.
O “ZezereArts 2012” termina a 18 de Agosto com um espectáculo final no centro cultural da vila, às 21h30, onde todos os participantes no curso vão interpretar música coral de Vivaldi.
Festival estende-se a Tomar
Uma das novidades deste ano é a extensão do festival a Tomar, onde decorreu a apresentação oficial do “Zezere Arts” no passado domingo, 29 de Julho.
O mentor do projecto, Brian Mackay, ao piano, e a soprano Bárbara Barradas deram um recital de música clássica no Convento de Cristo, monumento que voltará a ser palco de um concerto coral no dia 16 de Agosto, às 18 horas.