Integrado na programação oficial do “In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura”, trata-se de um projeto artístico que nasceu entre atores, músicos, bailarinos e escritores residentes em Viseu no verão de 2011.
“Tudo gira à volta da caravana «Penélope»”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém, “uma roulotte clássica, que nos anos 1970 levou uma família a passar férias inesquecíveis por este mundo fora, mas agora, 35 anos mais tarde, renasceu como «O teatro mais pequeno do mundo»”.
No mesmo local, a partir das 22 horas, o público pode ainda assistir a um concerto de jazz com Nuno Ferreira Trio, grupo que inclui ainda Manuel Brito e Luís Candeias, ao passo que o Museu Diocesano de Santarém vai levar os participantes a “Contemplar o Céu – observação astronómica noturna”, entre as 22 e as 00 horas.
“A ação decorre a partir do pátio interior e na torre medieval do edifício do antigo Seminário e Colégio Jesuíta de Santarém, no mesmo local onde em tempos existiu um observatório astronómico”, explica a mesma nota.
Ainda dentro da programação do “In.Str” para o próximo fim de semana, no final da tarde de sábado, 20 de julho, a partir das 19 horas, a Praça de Sá da Bandeira vai acolher a apresentação da peça “Sómente, Teatro Só”, um espetáculo poético sobre a solidão na velhice.
Na noite de sábado, após as 22 horas, a Orquestra Filarmonia das Beiras vai estar na Praça Sá da Bandeira para apresentar o concerto “Música para cinema”.
O grupo é composto por 23 músicos de cordas de diversas nacionalidades e com uma média etária jovem, sendo dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço desde 1999, e vai tocar temas clássicos de cinema que fizeram parte de bandas sonoras de fitas como o Regresso ao Futuro, Piratas das Caraíbas, 007, Indiana Jones, Guerra das Estrelas, Harry Potter ou Super-Homem.
































