A Junta de Freguesia do Tramagal, no concelho de Abrantes, firmou esta terça-feira, 3 de Setembro, um contrato para a construção de um núcleo museológico industrial a partir do espólio legado pela Metalúrgica Duarte Ferreira, extinta em 1995.
O projeto de instalação do museu implica um investimento na ordem dos 120 mil euros e resulta de parceria entre a Câmara de Abrantes, a Junta de Freguesia de Tramagal e as empresas Diorama e MDF, que hoje operam no local a par da Mitsubishi, e contará com espaços expositivos e documentais daquela que foi uma das principais empresas metalúrgicas do país.
A intervenção vai permitir a recuperação integral do edifício onde funcionavam os antigos escritórios da MDF, a partir do espólio fotográfico, documental e de maquinaria legado pela família Duarte Ferreira, pela Diorama, por instituições diversas e muitos particulares.
A intervenção, a realizar durante seis meses, incide num edifício com dois pisos e contará com um espaço onde serão instaladas as mostras expositivas e documentais da MDF. No piso superior será construído um pequeno centro cultural, com salas de reuniões, auditório, conferências e outros eventos.
A Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), produtora dos célebres Unimog e Berliet que equiparam o exército português, chegou a ter 2.600 trabalhadores antes de ter sido intervencionada pelo Estado após o 25 de Abril de 1974 e depois retalhada em pequenas empresas, muitas das quais viriam a falir.