Qua, 29 Maio 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Museu de Arte Sacra de Santarém vence prémio nacional

museu diocesano

O projeto do Museu de Arte Sacra de Santarém venceu a oitava edição do Prémio Vasco Vilalva, no valor de 50 mil euros, atribuído anualmente pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A justificar a decisão, o júri salientou a importância deste novo museu para a dinamização cultural da região, destacando, ao mesmo tempo, júri o conjunto de obras de recuperação e conservação na catedral, realizadas no âmbito deste projeto.

O projeto do Museu de Arte Sacra teve a coordenação geral do arquiteto Pedro Resende Leão e insere-se na Rota das Catedrais, uma iniciativa que envolve a Diocese de Santarém, a Direção Geral do Património Cultural, com a colaboração do Município de Santarém.

O Museu de Arte Sacra tem três salas para exposições permanentes e temporárias, e uma sala de reservas. As obras de arte do acervo resultaram de um levantamento do património histórico artístico desenvolvido, desde 2006, pela Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja.

Em comunicado, o diretor do Museu Diocesano, Padre Joaquim Ganhão, manifestou uma enorme satisfação pela distinção, esperando que o museu seja “um veículo de inspiração e fonte de esperança para a valorização do património cultural português”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB