A celebração arranca esta quarta-feira, 27 de novembro, com “o acolhimento do primeiro dia do VIII Congresso de História Ferroviária organizado pela Associação Ibérica de História Ferroviária (ASIHF)”, segundo um comunicado do MNF, sendo possível a participação do público através de inscrição obrigatória para o email 8congresohf@asihf.org.
No dia 28, será colocado online o novo website acessível do Museu, concluindo o projeto “Museu Nacional Ferroviário Welcome All”, e, pelas 17 horas, será inagurada uma peça escultórica alusiva ao caminho de ferro da autoria do escultor João Duarte.
“Entre os dias 29 e 31 de outubro, estará em exposição a Locomotiva «Joana», com ilustração da artista Kruela d’Enfer (Angela Ferreira), um projeto da Medway – Transporte e Logística, iniciativa inserida no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, que pretende promover o uso do comboio como meio de transporte mais sustentável”, explica a nota do MNF.
No sábado, dia 30 às 10h30, há uma visita aos Bairros Ferroviários do Entroncamento, seguindo-se, às 11 horas, a visita “A Bordo”, na qual os participantes poderão conhecer por dentro diversas carruagens, salões, locomotivas e o Comboio Presidencial, e, pelas 15 horas, a apresentação do livro “Não percas o Comboio! – Histórias sobre carris e outras viagens.”, de Alexandra Sousa.
Da programação, que pode ser conhecida na íntegra no site do MNF, destaque ainda para o dia 31, a partir das 10h30, hora a que começam as visitas ao Comboio Real, orientadas pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, que levará os participantes a “viajar” não só pela história do comboio mas também no seu projeto de restauro.