A Câmara Municipal deSantaréminaugura esta terça-feira, 8 de março, às 18h30, no Palácio Landal, a exposição de pintura “Mulheres Pintoras e Mulheres Pintadas”, que assinala o Dia da Mulher e que estará patente até 31 deste mês.
A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Santarém, desenvolve-se em duas salas do Palácio do Landal a partir de duas obras referenciais da pinacoteca Braamcamp Freire: a “Natureza Morta”, óleo sobre tela (1676) de Josefa de Ayalla e Cabrera (Josefa de Óbidos) e “A Sonata”, óleo sobre tela (cerca de 1745) de Gaspare Traversi.
A pintura de Josefa de Óbidos é a peça âncora da sala atribuída às Mulheres Pintoras e “A Sonata” de Traversi, a obra referencial da sala das Mulheres Pintadas.
A sala Mulheres Pintoras é composta por obras de arte contemporânea, exclusivamente executadas por artistas mulheres, muito diversificada não obedecendo a um tema específico.
Já a sala das Mulheres Pintadas tem como tema a mulher e/ou a sua representação e conta com a participação de artistas de ambos os sexos.
Em exposição vão estar obras de Ana Carvalho, Bruna Galveias, Daniel Xavier, Fernanda Narciso, Inês Lima, Inês Machado, João Maria, Mário Rodrigues, Marta Ramos, Patrícia Nazareth Barbosa, Paula de Sousa Cardoso, Ricardo Tomás, Rita Alfaiate, Rita Silvestre, Rosa Santana, Silvia Franco e Sofia Murteira.
Paralelamente, a Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril assinala também hoje o Dia Internacional da Mulher com uma exposição fotográfica, momentos musicais e um colóquio.
A exposição fotográfica ”Mulheres em Luta”, da autoria de Felizarda Barradas, patente no Fórum Actor Mário Viegas até dia 15, será inaugurada às 21h00, numa sessão que contará com momentos musicais do Coro do Círculo Cultural Scalabitano e Conservatório de Música deSantarém, seguindo-se o colóquio “Mulheres de Hoje e de Sempre” com várias intervenientes.