O descerramento de uma cortina de flores que tapava a entrada nas ruas enfeitadas marcou a inauguração oficial das festas do Pereiro, no concelho de Mação, ao final da tarde de quarta-feira, 21 de agosto.
Acompanhados e animados por um grupo de concertinas, muitos populares e visitantes percorreram as ruas e os largos enfeitados por ocasião destas festas, em que o Pereiro será sem dúvida a aldeia mais florida do país.
Durante a inauguração, Nuno Neto, vice-presidente da A.D.C. Pereiro, entidade que organiza o evento, disse que esta não era uma meta atingida, mas sim uma nova era na história das festas da aldeia, que pretendem melhorar e inovar de ano para ano.
O responsável reconheceu também todo o empenho da população, que dedica a maior parte dos seus tempos livres durante o ano a fazer as flores de plástico que dão cor à festa.
As ruas da aldeia vão estar engalanadas até ao próximo domingo, 25 de agosto, dia em que se realiza a missa seguida de procissão pelas ruas enfeitadas com o andor da Senhora da Saúde, a padroeira da terra, durante a tarde, e um espetáculo de Quim Barreiros, à noite, antes do encerramento oficial das festividades.