A notícia é confirmada na página oficial do rancho no facebook, onde ao final da manhã foi colocada uma publicação de homenagem onde o grupo se declara mais pobre pelo falecimento do “chefe”.
“Nunca iremos esquecer tudo o que nos ensinou, bem como a grande obra que deixou. Com ele aprendemos a dar os primeiros passos e também foi ele que nos ensinou a caminhar sozinhos! Sabemos que o melhor presente que lhe poderíamos dar era continuar a sua obra, com todo o rigor e autenticidade que sempre defendeu, e é precisamente isso que iremos continuar a fazer. O nosso CHEFE estará sempre no nosso coração e será sempre a nossa referência!”, pode ler-se na referida publicação.
A Câmara de Torres Novas também já manifestou o seu pesar pelo falecimento de Joaquim Santana, estando a bandeira do município de Torres Novas a meia haste.
56 ANOS COMO DIRETOR DO RANCHO*
“Joaquim Santana nasceu em Riachos a 27 de setembro de 1934, tendo o seu percurso sido devotado à cultura riachense, com destaque para os 56 anos como diretor do Rancho Folclórico «Os Camponeses» de Riachos e tendo merecido, a esse propósito, várias menções honrosas por parte da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Riachos, bem como de outros organismos.
Foi galardoado em 1996 com a Medalha de Mérito da Cultura atribuída pela Câmara Municipal de Torres Novas pela sua atividade em prol da cultura popular e tradicional de Riachos e pelo seu contributo para a valorização da coletividade que criou e dinamizou.
A 27 de agosto de 2017 foi descerrada uma placa toponímica na qual está inscrito o seu nome, que passou também a ser nome de rua, junto ao Centro de Saúde daquela vila.
Seguindo as passadas do seu pai, começou muito cedo a trabalhar no campo, tendo sido cingeleiro e também boieiro. Foi funcionário da Câmara Municipal de Torres Novas, nos Serviços de Água e Saneamento, durante mais de 36 anos (entre 2 de novembro de 1964 e 5 de fevereiro de 2001).
Teve também ligações à Festa da Bênção do Gado e possui várias obras publicadas, sempre com referências a Riachos e às suas gentes”.
* Biografia resumida pela C. M. Torres Novas.