A data foi assinalada com uma série de atividades e homenagens realizadas ao final do dia no largo central da localidade, junto à igreja matriz, onde estiveram largas dezenas de habitantes.
{creativeslider id=”15″}
O presidente da Junta de Freguesia de Moçarria, Dário Santos, a presidente da Assembleia de Freguesia, Carla Nunes, e o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, olharam para estes 100 anos de freguesia, com este último a elogiar o bairrismo e participação cívica da população, como foi exemplo as recentes festas da localidade, que mobilizaram dezenas de voluntários.
A iniciativa contou ainda com uma homenagem aos antigos presidentes de junta e com a apresentação dos alunos da Escola de Música de Moçarria, sob orientação do professor Bruno Ramiro, e com um momento de Dança Contemporânea com os alunos do Conservatório de Música de Santarém, do Programa de Dança Beatriz Martinho e Dublin Youth Dance Company.
As comemorações do centenário, apoiadas pela Câmara de Santarém com uma verba de 15 mil euros, vão continuar até 12 de julho de 2023.
O primeiro documento escrito relativo a Moçarria data o ano de 1248. Esta freguesia foi uma das mais que sofreu com as invasões francesas, período negro da história nacional. Até 1922, a sua povoação estava anexa à freguesia de Abiturelras. A partir de 12 de julho daquele ano, foi elevada à categoria de freguesia, uma velha aspiração local, concretizada ao desenvolvimento conseguido até aí.