A iniciativa gastronómica "mês do sável e da lampreia", que anualmente anima a restauração do concelho de Vila Nova da Barquinha, está a caminho de assinalar a sua 20ª edição.
Este festival dedicado aos sabores do peixe do rio, confecionados de acordo com os saberes da cozinha típica e tradicional, realiza-se entre os dias 8 de fevereiro e 20 de abril.
A edição de 2014 conta com sete restaurantes aderentes: o "Ribeirinho", "Soltejo" e "Tasquinha da Adélia" (todos na Barquinha), a que se juntam o "Almourol" (Tancos), "A Carroça" (Limeiras), o "Chico" (Praia do Ribatejo), e o "Stop" (na Atalaia).
"Iguarias como a açorda de sável e o arroz de lampreia, entre outras receitas tradicionais, são servidas à mesa dos restaurantes aderentes, num concelho cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória", assinala um comunicado da Câmara da Barquinha, entidade que organiza este festival gastronómico.
Aos fins-de-semana, uma dose de um dos pratos incluídos no cardápio do festival vale aos visitantes um bilhete para um passeio de barco junto ao Castelo de Almourol, o grande ex-libris turístico do concelho.