Sáb, 13 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Locomotivas a diesel para ver na galeria municipal

“50 anos Locomotiva Diesel EE 1400” é o nome da exposição coletiva de fotografia que vai estar patente na galeria municipal do Entroncamento entre os dias 6 e 18 de julho, numa mostra organizada pelas associações de amigos ferroviários AVAFER, AMF e CEC em parceria com o município.


As locomotivas diesel emblemáticas da ferrovia portuguesa, a série EE 1400, foram as mais versáteis da CP em comboios de passageiros e mercadorias, e estão a comemorar os seus 50 anos de existência.
Cinco décadas depois, estas locomotivas são apreciadas por ferroviários e entusiastas da ferrovia, sobretudo britânicos que se deslocam ao nosso país para filmar e fotografar as últimas locomotivas ainda operacionais.
Num total de 67 unidades, estas locomotivas foram adjudicadas à empresa britânica English Eletric, sendo as primeiras dez unidades fabricadas no Reino Unido e entregues em 1967, enquanto as restantes foram fabricadas em Portugal, por intermédio da Sorefame, com o objetivo de extinguir a tração a vapor que ainda subsistia nas linhas de via larga no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB