As fotografias do livro resultam de uma seleção do autor, entre as milhares de imagens que coleciona desde que se rendeu “à paixão” de fotografar aves, em 2012 ou 2013, segundo o próprio explica no prefácio da obra.
O lançamento decorreu na tarde deste sábado, 13 de julho, na Casa da Alcáçova, em Santarém, com a vista do planalto de Santarém sobre o rio Tejo como pano de fundo e com a presença de muitos familiares e amigos do autor.
Além do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, a apresentação do livro foi feita pelo biólogo Scalabitano César Garcia, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Gonçalo Elias, o coordenador do projeto “Aves de Portugal”.
Ambos elogiaram o trabalho de José Freitas pela sua dedicação a este tema e pelo contributo que dá para um conhecimento mais profundo da avifauna de todo o Ribatejo, num livro que se destaca pelas imagens que contém, mas também pela informação que transmite ao leitor sobre cada uma das espécies presentes.