Qua, 19 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

José Freitas lança segundo livro de fotografia sobre aves

O fotógrafo e ambientalista José Freitas lançou esta sexta-feira, 1 de dezembro, nas Caneiras, em Santarém, o seu novo livro de fotografia “Aves no Ribatejo e Alentejo”, uma obra com 256 páginas e cerca de 340 fotografias sobre a avifauna destas duas regiões.

Quatro anos depois de “Aves no Ribatejo”, lançado em julho de 2019, José Freitas regressa com mais espécies fotografadas e uma maior preocupação com a beleza da foto em detrimento do simples registo da espécie. “É um processo de evolução natural, que segui, como seguem muitos dos que dedicam o seu tempo à fotografia da vida selvagem”, justifica o autor.

Neste segundo livro, o número de espécies retratadas sobe de 150 para 220, todas fotografadas em liberdade, mas o objetivo mantém-se: “divulgar a fantástica avifauna destas regiões, fazer com que os leitores conheçam, gostem e por consequência se sintam motivados a proteger”, refere José Freitas.

Segundo o autor, este livro não é um guia de aves, não é um livro científico e não pretende substituir, sob forma alguma, qualquer publicação existente. “É apenas um livro de fotografia que mostra as aves, identificando-as com o nome comum, nome científico, estatuto de ameaça e habitat. Caracterizam-se sumariamente os habitats onde as aves ocorrem. Revelam-se algumas curiosidades sobre algumas espécies, explicando-se, de forma simples, algumas particularidades comuns a todas as espécies”, resume.

Na apresentação da obra, numa tertúlia a escassos metros do rio Tejo, que serviu de pano de fundo à apresentação, estiveram cerca de 200 pessoas, na sua maioria fotógrafos da natureza e amigos do autor, que não regatearam elogios à obra, considerando, em esmagadora maioria, que este segundo livro supera a qualidade do primeiro.

Apresentado por Luis Ferreira, técnico superior do Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) um dos maiores especialistas em avifauna do país, o livro teve prefácio de Vasco Gracias, diretor executivo do CNEMA, e a sessão de apresentação contou ainda com Miguel Castanho, cientista do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, cunhado e amigo do autor, e do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

José Freitas agradeceu a colaboração de todas as entidades que permitiram a realização do livro, comprando exemplares que serão distribuídos pelas bibliotecas municipais e escolares, e disse esperar que outros colegas fotógrafos da natureza possam ter os mesmos apoios para realizarem obras semelhantes nas suas regiões.

Depois do sucesso de “Aves no Ribatejo”, que esgotou os 1.800 exemplares em poucos meses, “Aves no Ribatejo e Alentejo” está agora à venda na loja Micromineiro, no Sacapeito, e na Livraria Garret, na rua 1º de Dezembro, ambas em Santarém, podendo em breve ser adquirido noutros locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB