“Os arroteadores do Vale da Lama da Atela e d’outros vais – a saga da terra e do pão” é o nome da obra que Ricardo Hipólito vai apresentar na sede da União das Freguesias da Parreira e do Chouto, concelho da Chamusca, no próximo sábado, 7 de março, às 15h30.
Funcionário da Secretaria de Estado da Cultura, Ricardo Hipólito nasceu em Alpiarça, em 1957, e estudou em Santarém e Lisboa, onde se licenciou no Instituto Superior de Agronomia.
Desenvolve, há vários anos, a recolha de memórias da política e do trabalho no concelho de Alpiarça, entre as quais se destaca a vida dos avieiros e dos seus descendentes, o património industrial arqueológico, o trabalho do campo e as vivências na vila rural.
Para a concretização deste trabalho, que aborda temas como os primórdios dos arroteamentos das terras da charneca, a habitação e os comeres, entre outras questões, foram efetuadas mais de trinta entrevistas nos concelhos de Alpiarça e da Chamusca e recolhidas várias dezenas de fotografias.
A obra, publicada no âmbito dos “Cadernos Culturais” da Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA), é prefaciada por Fernando Oliveira Baptista, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia e autor de muitos artigos em revistas científicas.