A XI edição do FITIJ – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude vai decorrer de 18 a 27 de setembro, em Santarém, contando este ano com a presença de grupos artísticos de cinco países estrangeiros, a par de companhias portuguesas, profissionais e amadoras. Ao todo serão 23 espetáculos que vão ser apresentados em nove palcos da cidade.
O FITIJ contará com representantes da Bélgica, Brasil, Espanha, Inglaterra e Polónia, que vão apresentar espetáculos multifacetados que vão da comédia satírica ao teatro para bebés, passando pela música clássica e contemporânea, marionetas, concertos, artes urbanas, oficinas para crianças, performances, workshops, exposições temáticas, flashmobs, bem como debates e tertúlias para todas as idades.
Na apresentação do festival, que decorreu esta quinta-feira, Carlos Oliveira (conhecido no meio artístico como Chona), do FITIJ – Associação Cultural, agradeceu o apoio da autarquia aos Inatel e W Shopping, por todo o apoio concedido, salientando que “o Teatro e a Cultura têm que estar para além da crise e os seus empreendedores têm que estar para além daquilo que precisamos”.
O presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, lembrou as dez edições do FITIJ que “conseguiu criar raízes” e que, garantiu, vai “continuar por muitos anos, inserido no Projeto In Santarém”, e também “com o apoio de todos os parceiros”, demonstrando a importância do associativismo cultural.
“Que se abra o pano, que as crianças sorriam e que o público aplauda, para que o FITIJ renasça em força à terra onde vive”, concluiu Carlos Oliveira.
Conheça o programa completo AQUI.