Dez grupos, de seis países da Europa e América de Sul, vão estar presentes na 54ª edição do Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça “, que se realiza em Santarém de 5 a 8 de setembro.
Este ano, além do Grupo Infantil de Dança Regional (Santarém) e do Grupo Académico de Danças Ribatejanas (Santarém), organizadores do evento, vão estar presentes os grupos "Berejú” Grupo de Investigación en Música y Danza Folclórica (Colômbia), Folklore Ensemble Raslasvican (Eslováquia), Goizaldi Dantza Taldea (Espanha), “Kálaka” Hungarian Folk Dance Group (Hungria), "Jodelki" – Zespół Pieśni i Tańca (Polónia), Rancho Regional de Argoncilhe (Douro Litoral), Grupo Etnográfico do Lorvão (Beira Litoral) e Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho.
Depois de ateliers pela cidade e de um colóquio no Teatro Sá da bandeira, o festival começa esta quinta-feira, dia 5, às 22h00, com o espetáculo de ante-estreia no Jardim da Liberdade.
No dia 6 (sexta-feira), às 17h45, tem lugar a Homenagem a Celestino Graça e a Cerimónia de Inauguração do Festival, junto ao busto, às 18h15, decorre o desfile etnográfico, da Rua Teixeira Guedes até ao Largo do Seminário. Às 18h45, o Largo do Seminário acolhe os grupos participantes no Festival, para uma saudação à população. O espetáculo de Inauguração, tem lugar às 22h15, no Cnema.
No sábado, dia 7, às 11h00, há animação de rua com os grupos folclóricos, no centro histórico de Santarém. Às 13h00, os grupos folclóricos animam o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Às 18h30, o Convento de S. Francisco acolhe a celebração ecuménica e a partir das 22h15, tem lugar a Gala Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar”, no Cnema.
No dia 8 (domingo), às 13h00, tem lugar o almoço regional e às 17h00, o espetáculo de encerramento, também no Cnema.