Sex, 19 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Fonseca e Costa não acredita no futuro do cinema português

Aos 80 anos de vida, José Fonseca e Costa não acredita no futuro do cinema português e defende mesmo que começamos a assistir "ao começo do fim do cinema".

“Antes, tínhamos 40 milhões de espetadores; agora são 8 milhões, a ver principalmente filmes americanos", desabafou o realizador no Centro Cultural do Cartaxo, onde foi o convidado para mais uma conversa ao jeito de tertúlia do ator José Raposo.

Em todas as salas, "são exibidos praticamente os mesmos filmes, normalmente violentos. O mais importante passou a ser as sensações e não as emoções”, lamentou o cineasta durante uma animada conversa em que o tema dominante foi, obviamente, a sétima arte.

José Fonseca e Costa é uma figura incontornável do cinema e do teatro, igualmente controverso e inconformista com os políticos e com os sucessivos Ministros da Cultura, a quem acusa de terem condenado o cinema.

Com 13 filmes no curriculum, entre os quais “Kilas, o Mau da Fita” (1980) e "Cinco Dias, Cinco Noites" (1996), José Fonseca e Costa revelou ainda que não fez mais filmes porque não o deixaram, apesar de ser o realizador ou produtor de muitas curtas-metragens e documentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB