O teatro Sá da Bandeira, em Santarém, vai ser palco este sábado, 21 de dezembro, a partir das 21h30, da estreia do filme luso-brasileiro "A Primeira Missa", realizado pela brasileira Ana Carolina e produzido pelo português José Fonseca e Costa.
O elenco conta com nomes bem conhecidos do público, entre os quais os brasileiros Oscar Magrini, Rita Lee e Fernanda Montenegro, e os protugueses Rui Unas e Marcantónio del Carlo, entre outros. Destaque ainda para a presença dos jovens ribatejanos Ricardo Silva e Pedro Barreiro, este último filho do ex-presidente da autarquia, Rui Barreiro.
"A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum" é uma tragicomédia inspirada no quadro homónimo do pintor brasileiro Victor Meirelles. O filme mostra o trabalho de uma equipa de cinema que procura documentar a primeira manifestação católica em terras brasileiras, que teve lugar a 26 de Abril de 1500 e foi documentada por Pêro Vaz de Caminha (Rui Unas).
Sendo um filme dentro de um filme, "A Primeira Missa" compara o marco histórico da primeira missa com a complicada tarefa de fazer cinema no Brasil.