Qui, 13 Junho 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Filme dedicado a Salgueiro Maia estreia em Santarém

O teatro Sá da Bandeira, em Santarém, vai receber a antestreia nacional do filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, no próximo dia 11 de abril, às 21 horas


Realizado por Sérgio Graciano, o “filme é uma história de ficção baseada em fatos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão de Abril ao longo de toda a vida”, segundo explica uma nota da Câmara de Santarém.
“Salgueiro Maia – O Implicado” tem argumento de João Lacerda Matos, a partir de uma biografia de António de Sousa Duarte, e, no papel de Salgueiro Maia, está o ator Tomás Alves.
O elenco conta ainda com Filipa Areosa, Diogo Matos, Catarina Wallenstein, Dinarte Branco, José Condessa, João Nunes Monteiro e José Raposo, entre outros, num projeto que começou a ser filmado em Santarém a 9 de março de 2000.
Na sinopse da obra, lê-se que o filme conta as “pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi”.
Falecido a 3 de abril de 1992, aos 47 anos, Fernando Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, em 1944, fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão em 1971.
A 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que, partindo da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcelo Caetano, e à definitiva queda da ditadura do Estado Novo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB