Depois de em 2012 ter criado a menção honrosa José de Jesus, o Festival Internacional de Folclore do concelho de Almeirim (FIFCA) decidiu homenagear quatro personalidades ligadas à cultura e à etnografia nesta sua edição de 2014.
Além da menção honrosa José de Jesus, que homenageia o artista natural da freguesia de Benfica do Ribatejo que utilizava os seus pés para pintar em virtude de não ter braços, a organização do FIFCA decidiu criar as distinções Amândio Branco, João Moreira e António Cláudio, personalidades que dedicaram parte da sua vida à preservação das artes, cultura, história e tradições locais não só de Almeirim, mas de toda a região ribatejana.
Amândio Branco foi um dos fundadores do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, entidade que organiza o FIFCA, e lançou em 2009 o livro “Benfica do Ribatejo – A sua história”, que recupera as tradições mais antigas e as memórias da freguesia.
Fundador do rancho folclórico da Casa do Povo de Almeirim e licenciado em história, António Cláudio foi vereador com o pelouro da cultura na Câmara entre 1976 e 1992, e publicou diversos cadernos culturais sobre a cidade e o concelho, com destaque para os “Brasões Culturais” e a “Toponímia de Almeirim”.
João Moreira, músico na Orquestra Típica Scalabitana, foi juntamente com Celestino Graça o organizador do festival de folclore de Santarém, de que foi diretor entre 1977 e 1980, e foi ainda apresentador do Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra e delegado oficial de Portugal no CIOFF – Comité Internacional des Organizateurs de Festivals de Folklore et Arts Traditionelles, de que é membro honorário.