Sex, 1 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Festival Internacional de Teatro e Artes de regresso a Santarém

O Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude (FITIJ/FITAIJ) está de regresso a Santarém de 3 a 8 de outubro para aquela que será a sua 18ª edição.


Ao todo estarão presentes grupos artísticos de 5 países da América do Sul e da Europa (Argentina, Espanha, França, Itália e Portugal), que vão deixar a sua marca pelos palcos e pelos espaços não convencionais do concelho, incluindo as suas escolas.

O festival mantém o mesmo modelo de funcionamento, numa perspetiva de consolidação das áreas artísticas relacionadas com as artes de rua e das marionetas, atos artísticos mais facilitadores para chegar às menores condições vigentes, junto da comunidade escolar.

Este ano, pela primeira vez, haverá a performance de um clown (nuvem voadora) dentro da montra de uma loja do centro histórico (Opticenter), com o enquadramento de gigantones e uma harpista.

O FITAIJ dará continuidade ao uso dos espaços da calçada em frente à Santa Casa da Misericórdia Santarém, Convento de S. Francisco, Praceta Cónego Formigão /praceta amarela, em S. Domingos e haverá o regresso ao Largo do Seminário, numa altura em que a animação noturna dos bares existentes dá outro enquadramento àquele espaço.

O FITIJ’Além continua as parcerias com os municípios e escolas da região, consolidando o alargamento da extensão do festival e potenciando a circulação artística, difícil doutro modo e com benefícios evidentes – Almeirim (e Fazendas), Alpiarça, Cartaxo (escola) e Leiria (Festival Acaso).

Em termos da componente de formação, na área das artes plásticas, para as idades dos 3 aos 17 anos, através da oferta pictórica da VikArte – sob orientação da artista Viktoria Sydorenko.

Na área da marioneta, o marionetista José Ramalho para discentes da ETPR (Escola Técnica e Profissional do Ribatejo).

Na área da Arte e Tecnologia, o encenador Jorge da Rocha (Espanha) apresenta o tema “Recursos digitais para artes cénicas” às turmas do Curso Profissional de Multimédia do Agrupamento de Escolas Dr Ginestal Machado.

Esta será a segunda edição do festival sem a presença do seu fundador, Carlos Oliveira (Chona), falecido a 21 de maio de 2021, mas que será lembrado ao longo do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB