Organizado em conjunto pelo Município, Diocese e Santa Casa da Misericórdia de Santarém, o FÓS 2022 percorrerá seis igrejas da cidade que possuem órgãos de tubos, todos restaurados, com espetáculos abertos a todo o público e, à exceção do Recital Gourmet, de entrada livre.
O programa do FÓS contempla eventos de grande relevo com artistas de renome a nível nacional e internacional, e terá como originalidade a presença, ao longo de todo evento de um organista in.FÓS, um músico residente (Ricardo Toste), que participará em diferentes contextos.
Na apresentação do evento, que decorreu a 10 de novembro, no Seminário de Santarém, o vereador com o pelouro da Cultura na Câmara de Santarém, Nuno Domingos, elogiou a parceria entre as três instituições, que permitiu não só recuperar os instrumentos, como agora mostrá-los ao público num festival que vai crescendo de ano para ano.
O maestro Rui Paulo Teixeira será o diretor artístico do FÓS 2022. Em sua opinião este é um festival único em Portugal, e “provavelmente no mundo”, não só pela abertura a outras artes como pela existência de um organista residente.
Pode conhecer o programa completo AQUI:
RECITAL GOURMET – PETISCOS DE ORGANISTA
Uma das atividades mais arrojadas do FOS vai ser o Recital Gourmet – Petiscos de Organista, um jantar especial com o chefe João Correia, do restaurante Dois Petiscos, que se vai realizar no dia 26 de novembro, às 20h00, na Catedral de Santarém.
O evento inclui dois distintos momentos. O primeiro, um jantar degustativo no refeitório da Sé Catedral, com uma ementa criada por João Correia após conversa com o maestro Rui Paulo Teixeira e o organista residente do FOS, Ricardo Toste, sendo que os ingredientes e pratos marcaram particularmente a infância do organista e a música inspirada na “musique de table” que acompanhava festas e banquetes franceses nos séculos XVI e XVII.
O segundo momento será uma sobremesa expandida, no coro alto da Sé, através de um recital intimista para órgão com Ricardo Toste e a soprano solo Eva Braga Simões.
A lotação é limitada e sujeita a reserva e pagamento (35,00 euros) prévios no Museu Diocesano de Santarém (Edifício do Seminário | Tel.: 243 304 065).