A edição de 2023 do Festival de Órgão de Santarém (FÓS) arranca com um concerto do compositor e performer audiovisual Federico Dinis e o Ensemble Vocal Moços do Coro, sob direção musical de Nuno Miguel de Almeida, no dia 24 de novembro, às 21h30, na Catedral de Santarém.
“O concerto «Liberdade Tangedores de Paisagens» combinará elementos sonoros e visuais para criar uma experiência única”, explica uma nota de imprensa da organização, que acrescenta que a “performance visual e sonora de Frederico Dinis interligará o repertório com a efeméride, inspirando-se nas primeiras experiências eletrónicas dos anos 60/70”.
No que se refere à programação, o FÓS continua no sábado, 25 de novembro, com a iniciativa “Free Organ Day”, que vai dar ao público a oportunidade de conhecer, através de um percurso, as igrejas e os órgãos históricos do Festival, em seis momentos diferentes.
O percurso, dinamizado pelos alunos e professores de órgão do Conservatório de Música de Santarém, começa na Catedral de Santarém às 10 horas, e segue pela Igreja de Marvila (11h00), Igreja da Misericórdia (12h00), Igreja de Alcáçova (15h30), Igreja da Piedade (16h30) e Igreja de S. Nicolau (17h30).
Ainda no mesmo dia, às 14 horas, a Igreja de Marvila acolhe o organista húngaro András Gábor Virágh, para uma masterclass para organistas e para os amantes da música.
O primeiro Concerto Master “Solo Virágh” é um dos pontos altos do FÓS, também no dia 25 de novembro, às 21h30, na Igreja de Marvila, num concerto para órgão solo, com a presença de várias áreas artísticas onde o protagonista será o húngaro András Gábor Virágh.