Sáb, 2 Dezembro 2023

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Festival de Gastronomia “renasce” com novidades após pandemia

O primeiro e mais conhecido festival de gastronomia do país, considerado um dos melhores 25 festivais de Outono da Europa por uma revista especializada, está de regresso à Casa do Campino, em Santarém, de 18 a 28 de Novembro.


É a 40ª edição do Festival Nacional de Gastronomia (FMG), que em 2020 não se realizou devido à pandemia de Covid-19, mas que agora regressa com todo o fulgor já habitual e uma aposta reforçada na presença de chef’s de renome e na animação.

Rodrigo Castelo (dia 18 de novembro), Vasco Coelho Santos e Inga Martin (dia 19), Ljubomir Stanisic (20), Noélia Jerónimo e Miguel Gameiro (26) e Chakall (dia 27), são nomes de referência da gastronomia nacional, premiados com estrela Michelin, que irão confecionar cinco jantares gastronómicos especiais.

Na habitual zona de restauração irão estar 11 restaurantes de todo o país, a maior parte presença habitual ao longo dos anos no FNG, e um 12º restaurante por onde vão “rodar” chef’s e restaurantes de Santarém.

Para atrair público jovem, este ano a organização montou uma tenda especial, onde se irão realizar vários espetáculos com Black Mamba (dia 18), Conservatório de Santarém a cantar Carlos Paião (19), João Pedro Pais (20), Bárbara Tinoco (21), Três Bairros (26) e Jéssica Pina (27).

O programa dos 11 dias do Festival Nacional de Gastronomia complementa-se com a mostra de artesanato, apresentação de livros, debates, exposições, conferências e vários ‘showcookings’, atividades que poderão também ser seguidas através das redes sociais do Festival e da empresa municipal Viver Santarém, que organiza o evento.

Na apresentação do festival, que se realizou na tarde desta quinta-feira, 4 de novembro, na Casa do Campino, o presidente da Câmara de Santarém lembrou as expetativas de um grande ano em 2020, desfeitas pelos efeitos da pandemia, que só agora são possíveis de retomar.

“Em 2019 sonhámos todos muito de que 2020 seria um ano repleto de gastronomia. A pandemia não deixou mas não baixámos os braços”, frisou o autarca, recordando os vários eventos feitos em parceria com restaurantes de Santarém e de outras regiões gastronómicas.

O festival “renasce” com o objetivo de “fazer cada vez mais de Santarém um destino gastronómico”, sendo a restauração cada vez mais um motivo de atração de pessoas ao concelho e o mote para o slogan do evento – “Descubra Santarém enquanto prova Portugal”.

Apesar da realização deste tipo de eventos ter voltado a ser autorizada, o presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, João Leite, garante que tudo foi feito para que este seja “um evento seguro”.

Há mais e maiores espaços, com os claustros da casa do Campino transformados numa zona de descanso e conversa, onde haverá uma exposição alusiva aos 40 anos do festival e uma biblioteca com livros ligados à gastronomia.

A zona central do festival, conhecida por ser a zona do café Delta, um dos patrocinadores principais, terá este ano uma garrafeira com vinhos de todo o país, que os visitantes poderão degustar.

O evento, que disponibiliza um espaço para apoio a bebés e animação das crianças, desde a idade de amamentação até aos 10 anos, vai contar ainda com vários concursos nacionais de pratos tradicionais como o de ‘Entradas’, ‘Sopas’, ‘Leitões”, ‘Marisco’, ‘Sobremesas’, ‘Frango Assado’, ‘Pastéis e Empadas’, e ‘Pratos Cozinhados’, entre outros.

No âmbito das conferências denominadas “A ternura do Festival: as Conversas dos Quarenta”, os “Ciclos da água: poupança é o futuro” e os “Desafios do futuro alimentar” são dois dos temas que serão levados a debate.

Ao longo dos 11 dias, que incluem também um momento de evocação à memória de Carlos Abreu, fundador do FNG (no dia 20), e nos ‘stands’ da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e Municípios de Portugal serão proporcionados diferentes momentos de promoção turística, cultural e gastronómica dos municípios representados.

Saiba e conheça o programa completo em www.festivalnacionaldegastronomia.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB