Sex, 20 Setembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Festival de Folclore da Aldeia na Raposa

O Parque de Merendas da Raposa recebeu o 33.º Festival de Folclore da Aldeia, que se realizou no sábado, 10 de agosto, nesta localidade do concelho de Almeirim.

A iniciativa do Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Raposa iniciou-se com um pequeno desfile no Parque de Merendas, seguido de breve cerimónia de entrega de lembranças, bem como a apresentação dos grupos de folclore participantes: Rancho Folclórico e Regional de Fernão Pó – Palmela, Rancho folclórico C.C.R. Vila Facaia – Pedrogão Grande e o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Malmequeres do Sorraia – Couço, além do grupo anfitrião.

Largas dezenas de pessoas juntaram-se junto ao palco do Parque de Merendas para acompanharem as atuações dos ranchos, cuja apresentação ficou a cargo de Manuel Coutinho.

António José, da direção do rancho anfitrião e tesoureiro da Junta de Freguesia, considera que “este intercâmbio é uma oportunidade única para que os grupos partilhem as suas tradições, aprendam uns com os outros e ofereçam ao público uma amostra rica do património folclórico das suas respetivas regiões”.

Já Cristina Casimiro, presidente da Junta de freguesia da Raposa, agradeceu a todos a presença, manifestando a disponibilidade da autarquia continuar a apoiar esta e outras iniciativas culturais que mantém as tradições vivas e lhes dão continuidade às futuras gerações.

No decorrer do festival houve ainda espaço para a tradição de acolhimentos de novos membros que passaram a integrar “Os Camponeses” da Raposa.

O ensaiador do rancho, Martim Lourenço, considera que “o festival é um dos momentos altos da Coletividade, algo que dá muito trabalho a todos os elementos do rancho, e envolve uma grande logística, mas no final todos ficam de coração cheio e é algo de memorável”. O responsável agradeceu à Junta de Freguesia pelo “papel fundamental” no apoio aos Camponeses da Raposa, lembrando que o executivo os apoia muito e “há muitos grupos que não têm esta sorte”.

As últimas palavras foram da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Almeirim, Ana Casebre, que manifestou a sua satisfação pela entrada de novos elementos para o Rancho da Raposa, muitos deles muito jovens. Frisou a longevidade do rancho, bem como o número de pares jovens que o integram, que muito se deve aos seus diretores e ensaiador, que tem conseguido preservar as tradições e o folclore na freguesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB