Qui, 18 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Festival de curtas-metragens de Tomar cresce em dimensão

A quarta edição do “Planos - Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar”, que se realiza entre os dias 13 e 15 de dezembro, no cineteatro Paraíso, conta este ano com uma seleção de trinta curtas-metragens, resultantes de entre de mais de três mil candidaturas recebidas.


A seleção oficial de filmes está distribuída por cinco sessões competitivas, que irão ocupar os três dias do festival, e onde Portugal ocupa novamente o lugar de destaque, com sete filmes em competição.
Seguem-se Irão e França, com quatro filmes cada, e Suécia, Rússia, Brasil, Itália, Espanha, Tanzânia, República Checa, Reino Unido, Holanda, Singapura, Israel, índia, Ucrânia e Estados Unidos (numa co-produção com a Roménia), que fecham o leque de países que estão representados no “Planos”.
“Com a entrada da Tanzânia, esta edição marca também a primeira vez que um país do continente Africano estará representado no festival”, explica uma nota de imprensa da organização.
Para além dos filmes em competição, haverá também espaço para convidados especiais mostrarem o seu trabalho.
Virgínia Barbosa, realizadora já conhecida da organização pela sua filiação à Tripé (entidade organizadora do evento) irá abrir o festival para falar do seu percurso e dar a conhecer duas das suas obras já premiadas.
A noite de sábado terá como convidado Marco Amaral, que trará consigo os seus dois filmes mais recentes, “Outono” e “Três Anos Depois”, obras já apresentados em alguns dos festivais mais reconhecidos do mundo e que irão agora pela primeira vez ser vistos em Tomar.
Sábado, 14 de dezembro, terá também o regresso do “Leiria Film Fest” a Tomar, numa sessão especial presidida pelos organizadores do prestigiado festival de Leiria, Bruno Carnide e Cátia Biscaia.
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para domingo, 15 de dezembro, pelas 17h30, onde, a juntar aos prémios já existentes, haverá também um novo troféu para entregar ao melhor filme português em competição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB