Sob o tema “Constrói o teu futuro”, o programa do Festival das Juventudes inclui demonstrações, workshops, atividades diversas e espetáculos musicais com KURA, JÜRA, Dupla Mete Cassetes, DJ Sérgio B., DJ Atiik, Los Chicos e DJ DANNI VITA (ver cartaz).
O Festival das Juventudes irá também dar palco à final da Chuva de Talentos, projeto das associações de pais e estudantes das escolas básicas e Secundárias Dr. Solano de Abreu e Dr. Manuel Fernandes, que permite aos estudantes mostrarem os seus talentos nas diversas áreas.
Durante os dias do evento, de entrada livre, haverá a Feira da Oferta Formativa, onde serão divulgadas as oportunidades nas áreas da educação/formação profissional existentes no concelho com o objetivo de ajudar os jovens a tomar uma decisão informada e esclarecida no que diz respeito ao seu futuro profissional.
O Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal (Canil/Gatil) também irá marcar presença, sensibilizando os jovens para as ações dedicadas à promoção do bem-estar animal, com uma campanha de adoção onde irão estar presentes durante os dias do Festival das Juventudes alguns dos animais que estão disponíveis para serem adotados. Visite este espaço e encontre o seu amigo para a vida!
Durante o Festival das Juventudes, o camping será gratuito no Parque Tejo, sendo que as reservas deverão ser feitas até dia 28 de abril através do e-mail parquetejo@cm-abrantes.pt ou do telefone 241 105 324. O Município de Abrantes irá garantir transporte do Parque Tejo até ao local do Festival das Juventudes, sendo que os horários deste transporte serão divulgados oportunamente.
No espaço do Parque Urbano de S. Lourenço haverá ainda pintura em grafite e os visitantes irão também ter ao dispor espaços de street food e bebidas que serão da responsabilidade das Associações de Estudantes e dos Agrupamentos de Escuteiros de Abrantes.
O Festival das Juventudes é uma organização do Município de Abrantes que envolve também as Associações de Estudantes e os Agrupamentos de Escuteiros do concelho, promovendo a participação dos jovens no desenvolvimento de projetos de intervenção ativa na comunidade, despertando e promovendo o associativismo juvenil.