A lampreia volta a poder ser apreciada em dez restaurantes do concelho de Mação entre os dias 23 de Fevereiro e 14 de Abril.
Numa organização da Câmara Municipal de Mação e da Pinhal Maior, os restaurantes aderentes vão ter nas suas ementas o famoso arroz de lampreia, um dos pratos da gastronomia tradicional mais conhecido desta região.
Os dez restaurantes que participam no certame gastronómico estarão identificados no exterior com bandeiras alusivas ao evento, assim como um autocolante indicando que são restaurantes participantes.
Na mesma altura, vai juntar-se “o delicioso ao agradável", uma vez que os presuntos e enchido da marca Mação estarão presentes no festival, para servir como entradas.
Vasco Estrela, vice-presidente da Câmara de Mação, revelou na manhã de terça-feira, 19 de Fevereiro, em conferência de imprensa, que “a ideia de avançar com outros festivais foi uma ideia da autarquia apresentada aos restaurantes do concelho que, à semelhança do Festival da Lampreia, acharam uma boa iniciativa e demonstraram abertura e vontade para participar e, deste modo, para contrariar os tempos difíceis que se vivem”, pelo que “esta adesão é um sinal positivo e é de louvar a sua participação.
Assim, de 23 de fevereiro a 14 de abril, será a lampreia, a que se segue, de 11 de maio a 30 de junho, o festival dos enchidos, presunto e maranho.
De 3 de agosto a 8 de setembro, Mação acolhe o festival dos arrozes, e de 15 de novembro a 31 de dezembro o festival do azeite novo, migas e almeirão.
Vasco Estrela afirmou ainda que todos têm a ganhar com estas iniciativas: “os restaurantes porque potenciam o seu espaço e o divulgam e, nós, porque potenciamos o concelho e o divulgamos uma vez mais”.