O evento pretende recordar a cobiça que o território provocava aos vizinhos poderosos no século XIII, mas este ano integra também as iniciativas da Semana Climática Global no concelho, sendo que este é um dos seus eventos mais sustentáveis e que proíbe expressamente o uso de plástico.
O tema da edição deste ano é “Os Templários e a Cobiça dos Vizinhos”, tudo porque aquela que é hoje sede de uma das freguesias de Tomar, e foi ela própria um pequeno concelho durante séculos, era constituída, em 1281, essencialmente por uma albergaria. No entanto, a sua posição estratégica motivava a cobiça dos vizinhos poderosos, em especial da vila de Torres Novas. As constantes quezílias levaram D. Beatriz (viúva do rei D. Afonso III e mãe de D. Dinis) a emitir uma carta em que reconhecia os Templários como senhores de Asseiceira.
O programa de animação inicia-se no sábado das 14 horas e tem os seus pontos altos nos cortejos com recriação histórica (“A cobiça dos vizinhos poderosos” às 21h30 de sábado e “Chegada de D. Beatriz e a confirmação de posse aos Templários”, no domingo às 17h30), inclui arruadas, recriações de momentos históricos, animação de rua, esgrima histórica, rituais templários, acampamentos e ofícios, danças medievais, demonstração de tiro com arco, olaria medieval, falcoaria, jogos medievais, contador de histórias, gansos amestrados, música medieval e espectáculo de fogo.
Haverá ainda demonstração de armas, exposição de aves, quinta medieval e mercado medieval com artesãos e mercadores, tascas e tabernas.
As entradas são livres e a organização pertence ao rancho folclórico “As Lavadeiras” e à Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Asseiceira.