Umas das novidades é a realização do Concurso de Saltos de Obstáculos por equipas. O Concurso Internacional de Endurance, a Taça de Portugal de Equitação de Trabalho, a Final do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho, ou a Final do Campeonato Nacional de Atrelagem são algumas das provas em destaque.
Ao nível da organização da feira, o vice-presidente da Câmara da Golegã, Diogo Rosa destacou uma das novidades deste ano: as inscrições on-line, com um período com valores de inscrição mais reduzidos até 31 de outubro, para atribuição de xairéis e matrículas de carros, evitando assim filas e permitindo uma recolha de informação de mais eficaz.
Outras novidades são o site www.feiranacioanaldocavalo.com, uma linha de merchandising para divulgação da marca e do evento e a implementação de um novo circuito de recolha de estrume.
Diogo Rosa também sublinhou a adoção de novas normas e regras de segurança para proteção de pessoas e animais e destacou a implementação de uma cobertura nas bancadas do picadeiro central para melhorar as condições dos visitantes. Ainda em relação a novidades, o autarca informou que será assinado um protocolo para a criação da Associação dos Municípios Portugueses do Cavalo.
Quanto ao posicionamento que se espera para a Feira Nacional do Cavalo, um evento Premium que não descura a tradição, Diogo Rosa diz que se pretende a promoção do cavalo Lusitano e da sua internacionalização, e a promoção do bem-estar animal num evento onde o cavalo é rei e deve ser respeitado como tal.
Por outro lado, a Câmara Municipal e a FNC pretendem caminhar para a excelência desportiva, aumentando a qualidade e o nível das competições organizadas, assim como melhorar a qualidade das infraestruturas para competição.
A sustentabilidade deste evento deve-se a parcerias estratégicas e este ano foram estabelecidos acordos com oito novos patrocinadores que permitem aumentar a qualidade do certame.
Veja o progara AQUI.