A performance de dança “Está Visto”, do encenador e artista João dos Santos Martins, sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, na sexta-feira, 19 de janeiro, às 21h30, num espetáculo que conta também com a pianista, compositora e improvisadora Joana Sá e outros artistas.
Partindo do ciclo de canções Dichterliebe [Amor(es) de poeta], compostas por Robert Schumann em 1840, “Está Visto” toma a forma de um recital procurando com que as práticas de canto, piano e dança interajam e transbordem umas nas outras.
As canções de estilo romântico, com poesia de Heinrich Heine, falam de amor não correspondido. Esta falta de reciprocidade reproduz-se em ideias coreográficas que desarticulam a linguagem, fracionando o gesto com as letras das canções, o som e a escuta num corpo em atravessamento.
A colaboração com a pianista Joana Sá levou ao “desarranjo” da composição original de Schumann, dando espaço à escuta das suas aberturas, repetições e quebras, expandindo o piano e a partitura para o corpo e para outros corpos.
O espetáculo é para maiores de 12 anos e o bilhete custa 5 euros.