A edição de 2024 do Festival da Sopa da Pedra, que decorre até 1 de setembro, no Parque das Tílias, junto à Praça de Touros de Almeirim, foi inaugurada esta quarta-feira, 28 de agosto, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, e da maioria dos autarcas locais.
O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, recordou a existência de apenas dois produtos com Especialidade Tradicional Garantida (ETG), um deles a sopa da pedra. O autarca considera que a certificação, um trabalho longo que começou há 7 ou 8 anos, tem sido uma mais valia e um valor acrescentado, potenciado pela resiliência de todos os envolvidos.
Uma das últimas iniciativas foi a colocação de placas em restaurantes que servem a sopa da pedra devidamente certificada como ETG. “Temos de garantir que no futuro não haja quem se queira aproveitar dessa fama adulterando a forma de a fazer e prejudicando o futuro deste prato”, disse Pedro ribeiro, acrescentando que as populares caralhotas e o melão de Almeirim estão a seguir o mesmo caminho da certificação.
Hernâni Dias salientou a concertação entre a Câmara e a Confraria Gastronómica de Almeirim nesta missão de promover e certificar a gastronomia do concelho.
Com as tradicionais tasquinhas das associações do concelho, várias sessões de showcooking, concertos e outras atividades musicais diversificadas, tudo com entrada gratuita, o Festival da Sopa da Pedra, teve ontem a primeira demonstração de cozinha, neste caso pela Confraria Gastronómica da Madeira, e animação musical com a banda Stoned (tributo aos Rolling Stones) e African Groove.
Na quinta-feira, 29, às 20h30, atuam as Marchas Populares de Fazendas de Almeirim, seguindo-se a demonstração gastronómica da Confraria Queijo de São Jorge. Às 22h00 atua Fernando Correia Marques, seguido do DJ John Goulart.
Na sexta, às 20h30, sobem ao palco as Marchas Populares de Benfica do Ribatejo, antecedendo o showcooking com a Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis. Às 22h00 é o concerto da noite, desta vez com Áurea, seguida do DJ Cmyke e da dupla Mete Cá Sets.
Sábado, 31 de agosto, é o dia do Município convidado, que nesta 12ª edição do certame é o município de Sines, que traz a Almeirim a Confraria dos Saberes e Sabores, que vai mostrar o melhor da gastronomia do Litoral Alentejano. Antes às 19h30, atua a secção de dança dos 20 Km de Almeirim. O já habitual Festival de Folclore está marcado para as 21h30, com o Rancho Etnográfico Camponeses de Arraiolos, o Rancho Folclórico Alegrias do Campo (Pombal), e a Velha Guarda do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim. Às 23h30 sobem a palco os Bom Batuke e às 01h00 prossegue a animação com o DJ Miguel Simões.
O destaque de domingo, 1 de setembro, vai para o espetáculo de recortadores, na Arena de Almeirim, às 17h00. A Marcha Popular de Almeirim atua às 20h00 e uma hora depois haverá mais um showcooking com a Confraria do Arroz Doce com a Confraria que se dedica a esta iguaria.
O Festival, que foi considerado o melhor evento gastronómico nos prémios do Turismo do Alentejo e Ribatejo de 2018 e é organizado pela Câmara Municipal e pela Confraria Gastronómica de Almeirim, encerrará com um baile com a dupla Jorge Paulo e Susana, marcado para as 22h00.