“Flux Tomar – Rota da Luz” é o nome do espetáculo multimédia que vai ser projetado em alguns dos mais emblemáticos monumentos da cidade de Tomar, entre os dias 9 e 18 de junho, sempre entre as 21h30 e as 24 horas.
O espetáculo, que conjuga o video mapping e pinturas de luz, “permite ao visitante deambular pela cidade, experienciando e vivenciando o seu património realçado pelas criações artísticas de luz e vídeo proporcionadas pelo atelier «OCubo», entidade criadora e produtora” do evento, explica uma nota de imprensa da Câmara de Tomar.
A iniciativa em quatro locais, a igreja de Santa Maria do Olival, o Complexo Cultural da Levada, a Praça da República e o Convento de Cristo.
Na igreja de Santa Maria do Olival, as pinturas feitas pelo público em tempo real serão ajustadas à arquitetura do edifício, sendo o público convidado a “pintar” o edifício através de cores, símbolos ou padrões, que serão recolhidos e recortados, tendo como temática os Templários.
No Complexo Cultural da Levada, a projeção de vídeo mapping será feita sobre o Moinho da Ordem, onde mecanismos animados contam a história do passado daquele complexo industrial e proto-industrial, ao passo que na Praça da República será feita a apresentação do trabalho desenvolvido nos workshops do projecto educativo.
“Finalmente, o cenário majestoso do Convento de Cristo será o espaço ideal para uma animação de grande espetacularidade audiovisual com base neste tesouro patrimonial”, acrescenta a mesma nota do município.