Paula Mendes, beirã de nascimento, infância açoriana e abrantina por adoção lançou na tarde deste sábado, 20 de janeiro, o livro infantil “O Pipoca Adormeceu”, com a chancela da Chiado Editora Kids.
O lançamento, no café Literário da Chiado, em Alcântara, juntou a família e amigos.
Paula Mendes está a trabalhar no Dubai, por via das dificuldades laborais em Portugal, mas continua a estudar. Está a tirar uma nova licenciatura nos Emirados Árabes Unidos. “A Paula é isto. Não pára”, disse, com orgulho, o pai, António Mendes.
Já a autora explicou, de forma muito simples, como surgiu este livro destinado a crianças dos quatro aos seis anos.
Foi há cerca de cinco anos, quando ainda dava aulas em Abrantes. Uma mãe lhe pediu ajuda: “queria que ajudasse a explicar à criança que o cãozinho de estimação tinha morrido”.
Este foi um grande desafio para a educadora. O tempo passou e no verão voltou a debruçar-se sobre aquela questão. A solução foi escrever uma história simples e elucidativa.
Quanto às ilustrações, também de sua autoria, vieram depois. “Foi mais complicado e demorou muito mais tempo do que a história”, revelou a rir-se, perante a plateia.
Paula explicou que não teve nenhum cão com os nomes Pipoca ou Chocolate. Pipoca foi escolhido na turma e chocolate, porque é gulosa. Mas adiantou que teve uma cadela e quando recebeu a notícia que tinha morrido: “foi difícil de ouvir”.
Cinco anos depois deste episódio, a viver e trabalhar no Dubai, contactou a Chiado que apostou na edição do livro infantil.
À Rede Regional, Paula Mendes revelou que tem um outro projeto literário adulto, mas que um novo livro infantil pode vir primeiro.
Todo o processo de agilização entre autora e editora foi conduzido pelos pais. Só viu os livros quando chegou a Portugal.
Aliás, António Mendes, pai da autora, fez questão de revelar que “a Paula chegou ontem da India, fez escala no Dubai para vir aqui hoje. Amanhã regressa à Ásia”.
Tendo parte da sua vida ligada a Abrantes, está a equacionar promover uma sessão de lançamento do livro em Abrantes, que para já pode ser comprado na rede da Chiado Editora.
Jerónimo Belo Jorge