Seg, 20 Maio 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Dez mil na praça a ver a tourada com meia centena a protestar na rua

tourada santarem pega

Cerca de dez mil pessoas assistiram este domingo, 17 de março, à primeira corrida da temporada taurina em Portugal, que se realizou na renovada Monumental Celestino Graça, em Santarém, agora sob gestão da associação Praça Maior.

João Moura, António Teles e Francisco Palha foram os cavaleiros da tarde, com o primeiro a ser homenageado mas o último a conquistar o público e a ser o mais ovacionado em praça, numa corrida que contou ainda com os forcados amadores de Santarém e Vila Franca de Xira.

Antes e nos primeiros minutos da tourada, um grupo de cerca de meia centena de manifestantes anti-touradas, juntaram-se junto ao edifício da Segurança Social, em frente à Praça de Touros, onde com a ajuda de um sistema sonoro gritaram palavras de ordem e exibiram mensagens contra as corridas de touros, contra os aficionados e contra a política da autarquia que comprou cerca de dez mil euros em bilhetes para o espetáculo deste domingo.

tourada-protestos

Se na rua a manifestação era bem visível, e acompanhada de perto pela PSP que não necessitou de intervir, dentro da praça, os protestos só se ouviram durante o minuto de silêncio em memória do cavaleiro Joaquim Bastinhas, recentemente falecido.

Ouvido pela agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, justificou o apoio da autarquia pela tradição e pela política de apoio a manifestações culturais, tal como acontece nos outros espetáculos das Festas de S. José. Referiu ainda que o investimento feito nas corridas tem um retorno económico, pela quantidade de visitantes que atrai à cidade, onde acabam por almoçar e jantar.

tourada-santarem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB