Ter, 28 Novembro 2023

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Dez dias com as melhores Tasquinhas de Rio Maior

A edição 2023 das populares Tasquinhas de Rio Maior, o evento mais aguardado pelos riomaiorenses e um dos grandes eventos da região, abriu portas esta sexta-feira, 24 de março, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, para ficar durante dez dias, dando a conhecer os saberes e sabores da culinária regional.


Na sai 37ª edição, o certame tem este ano 15 tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho, movimentando cerca de mil voluntários.

Um fator destacado pelo presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias, que na abertura do evento, esta sexta-feira à tarde, salientou a “democraticidade” com que, durante dez dias, profissionais das mais variadas áreas se transformam em cozinheiros, empregados de mesa ou simples lavadores de pratos, tudo em prol da associação da sua terra.

Evento de interesse para o turismo nacional desde 2006, as Tasquinhas de Rio Maior mantêm a mesma filosofia original, que passa por juntar o concelho e a região à volta da boa mesa.

Este ano há algumas novidades, a maior delas o facto da nave do piso 1 estar reservada para o espaço Tasquinhas Fun Park, uma área de diversão com um conjunto de divertimentos para todas as idades mas com o foco principal a estar nos visitantes mais novos. Filipe Santa Dias explica que é um espaço onde os pais “podem deixar os seus filhos com toda a segurança para desfrutarem de toda a feira”.

A diversidade de oferta gastronómica nas quinze tasquinhas é tão grande que é difícil de destacar algum prato. A oferta vai do galo com nozes ao cabrito serrano, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, a chanfana, a feijoada de caracoletas e o sempre tão apetecido bacalhau assado, seja em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.

A autarquia espera cerca de 100 mil visitantes, que poderão ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região na renovada e aumentada tenda exterior, que recebe igualmente a exposição de artesanato e de atividades económicas, contando este ano com cerca de 110 expositores.

A animação do certame será novamente garantida pelas tradicionais bandinhas, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional.

HORÁRIOS:
Segunda a Quinta: 19h00 – 00h00
Sexta: 19h00 – 01h00
Sábado: 12h00 – 01h00
Domingo: 12h00 – 00h00

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB