"Alegria" é o nome do novo álbum de Cristina Branco, que assim volta a lançar um disco de estúdio depois "Não há só tangos em Paris", editado em 2011.
Neste novo trabalho, a fadista natural de Almeirim regressa utilizando a canção como arma de intervenção social nos tempos conturbados que o país atravessa.
Cristina Branco "quis vestir a pele de 12 personagens, ajustando o seu ser individual ao social, usando a música como escudo e como arma", segundo se lê no site oficial da cantora, na apresentação deste novo trabalho.
O disco tem a colaboração de alguns dos seus poetas e compositores favoritos, entre os quais Manuela de Fritas, Gonçalo M. Tavares, Jorge Palma e Mário Laginha, entre outros, e inclui novamente uma revisitação à obra de músicos como Sérgio Godinho, Chico Buarque e Joni Mitchell.
Ainda segundo o site de Cristina Branco, "Alegria" terá apresentação nacional no São Luiz, em Lisboa, no dia 5 de Abril, seguindo-se a Casa da Música, no Porto, no dia 7 de Abril.
Antes, entre 20 e 30 de Março, a fadista apresenta o novo trabalho em sete cidades belgas, seguindo-se, na segunda metade de Abril, uma tournée por dez salas holandesas.