Dom, 3 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Crianças pediram “Pão por Deus” no centro histórico de Santarém

Um grupo de 80 crianças, acompanhadas por alguns pais e educadores, percorreu o Centro Histórico de Santarém no dia de Todos os Santos, que se assinalou esta terça-feira, 1 de novembro, batendo às portas de alguns moradores, cantando canções tradicionais e pedindo o “Pão por Deus”, revivendo uma tradição cristã muito forte nas décadas de 60 e 70 do século passado e que assim pretenderam não deixar desaparecer.


Esta iniciativa foi organizada por um grupo de sócios da Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém, a que se juntaram pais e educadores de crianças de toda a cidade.

O percurso teve início na Praça Sá da Bandeira, cerca das 10h00, sendo o Paço Episcopal a primeira porta onde as crianças bateram, tendo sido acolhidas com grande carinho pelo Bispo de Santarém, D. José Traquina, que de uma forma sucinta explicou a origem deste costume cristão que ultimamente tem caído em desuso. No final, cumprindo a tradição, ofereceu doces que as crianças colocaram nos sacos de pano que traziam consigo.

De seguida, o grupo dividiu-se em dois, seguindo um pela Rua Serpa Pinto até ao Largo Visconde Serra do Pilar, e outro pela Rua Capelo Ivens, até ao Largo do Milagre. Nas várias portas a que cada um dos grupos bateu, as crianças repetiam os cânticos, sendo recebidos com muita generosidade pelos moradores que ofereciam os desejados doces, no meio de muito entusiasmo.

pao por deus santarem2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB