A edição de 2015 do Creative Camp de Abrantes, que decorreu entre os dias 5 e 12 de julho, reuniu cerca de 120 artistas de 20 nacionalidades, que produziram mais de 50 intervenções artísticas em áreas como o cinema, música, arquitetura, publicidade e arte urbana.
Do evento criativo deste ano, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Abrantes, “destacam-se ações de interação com a comunidade local, entre outras, as que envolveram as crianças e jovens do campo de férias desportivas que fizeram um assalto ao Castelo da cidade, as intervenções em várias lojas comerciais do centro histórico, ou a participação da comunidade de Vale de Rãs na gravação de um videoclipe com o grupo musical “Os Príncipes”, no tema “Amo o não Amar”.
A Rua Maria de Lourdes Pintassilgo foi a escolhida pelos criativos colombianos Maria Mazzanti e Martin Ramirez para realizarem a intervenção urbana “Domesticy”, projeto vencedor do concurso internacional lançado anualmente no âmbito do Creative Camp.
“A ideia foi recriar um espaço doméstico em espaço público, recorrendo a um conjunto de objetos – mesas e cadeiras recuperadas – convidando as pessoas a sentarem-se e a conversarem sobre a cidade”, explica a mesma nota.
A Presidente da Câmara fez um balanço “claramente positivo” da terceira edição do Festival. “Estamos a criar um evento de grande sustentabilidade e com uma dimensão social muito importante”, referiu em jeito de balanço Maria do Céu Albuquerque, salientando o retorno económico que o evento deixa na comunidade local, quer na vertente do alojamento e restauração mas também porque todos os materiais utilizados pelos criativos foram adquiridos localmente.
Organizado pelo Canal 180, um canal de televisão português dedicado à arte e cultura, em parceria com o município de Abrantes, o Creative Camp recebeu recentemente o selo de qualidade da EFFE – Plataforma Europeia de Festivais, atribuído pela União Europeia aos festivais que valorizem as artes, as comunidades locais e os valores europeus.