Os corsos do Carnaval de Samora Correia que vão animar as principais ruas da cidade nas tardes de domingo, 2 de março, e terça-feira gorda, 4 de março, vão reunir mais de 500 figurantes e 12 carros alegóricos, animados pelo ritmo da Escola de Samba de Ovar.
Conhecido por ser o maior do Ribatejo, o Carnaval de Samora Correia dura na realidade seis dias, e começa logo a 28 de fevereiro, com o desfile das escolhinhas, que junta as crianças das escolas do 1º ciclo e do ensino pré-primário.
Como pontos altos, ficam ainda a leitura do testamento, que decorre no Palácio do Infantado, na noite de sábado, e o baile de Carnaval que se lhe segue, no pavilhão da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS), que organiza os festejos carnavalescos.
A sede da ARCAS volta a ser palco de um baile na segunda-feira, dia 3, noite em que também vão decorrer os famosos "assaltos" de Carnaval por toda a cidade, uma manifestação popular que é outra tradição a nível local.
Escolhidos entre os foliões mais assíduos ao longo dos anos, os reis do Carnaval em 2014 são Rogério Justino e Paula Pirica, que tem a modesta idade de 74 anos.
O Carnaval de Samora Correia não tem um "tema oficial", pelo que a decoração de cada um dos carros alegóricos e as mensagens – algumas de forte cariz social e politico – dos figurantes são deixadas à criatividade e ao espírito folião dos participantes.