“Aires Mateus – Arquivo 1998 – 2018” é o nome da exposição que vai estar patente no Convento de Cristo, em Tomar, a partir do dia 23 de novembro, numa mostra que percorre os últimos 20 anos deste atelier de arquitetura.
Para esta retrospetiva, os arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus escolheram 54 projetos, apresentados em 91 maquetes, nas salas do Noviciado do Convento da Ordem de Cristo.
Esta exposição de Arquitetura acontece no âmbito da parceria entre a Direção Geral do Património Cultural – Convento de Cristo, a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Sul, que trouxe já ao monumento Património Mundial da Humanidade UNESCO, exposições dos arquitetos Souto de Moura e Carrilho da Graça.
Manuel e Francisco Aires Mateus nasceram em Lisboa em 1963 e 1964, tendo-se formado na Faculdade de Arquitetura /U.T.L., em 1986 e 1987, respetivamente, e começado a colaborar com Gonçalo Byrne a partir de 1983.
Em 1988 começaram a desenvolver projetos enquanto autores, tendo fundado então o atelier Aires Mateus.
A visibilidade crescente do seu trabalho originou convites para realizar conferências e lecionar em várias instituições internacionais, como a Graduate School of Design em Harvard, e a Accademia de Arquitectura de Mendrisío, entre outras, em Portugal.