A aldeia do Pego, no concelho de Abrantes, vai receber a 3ª conferência “Artes e Ofícios do Ribatejo Interior” (AO.RI) no dia 19 de março, subordinada a temas como a capacitação e o turismo associados às artes e aos ofícios, para inspirar os transmissores deste legado artístico e cultural do território.
Com a designação “Trilhos das Artes & Ofícios”, este “evento assinala o Dia Mundial do Artesão, na sede do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego e será dividido em três sessões”, segundo explica uma nota de imprensa da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS), que organiza esta iniciativa em parceria com os municípios de Abrantes, Sardoal e Constância.
Na abertura, a iniciativa contará, na sessão “Mãos à Arte!”, com a intervenção da Spira – Revitalização Patrimonial, que trabalha o património cultural enquanto bem coletivo, tendo estado na génese da Rota do Fresco no Alentejo, sendo responsável por bienais dedicadas ao património e às artes, e com projetos de imersão de artesanato.
Outro dos momentos deste painel será composto pela FolkArt – União de Arte Popular e Artesanato da Estónia, que, em videoconferência, mostrará de que forma este país do Norte da Europa valoriza o artesanato.
Já a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, através da sua Escola de Artes e Ofícios, apresentará a sua oferta formativa certificada, as suas oficinas e o Mercado de Ofícios no Bairro Alto.
Na sessão “Caminhos das Artes”, a TAGUS dará a conhecer à plateia o desenvolvimento que tem programado da rota turística das Artes e Ofícios do Ribatejo Interior.
O município do Fundão apresentará o seu vasto e interessante projeto “Casas e Lugares do Sentir”, com o qual venceu o Prémio Nacional de Artesanato 2023, na categoria Promoção para Entidades Públicas, e, a representar a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica estará o Município das Caldas da Rainha, para se debruçar sobre a Rota da Cerâmica do Oeste.
A última sessão, “Voz da Tradição”, trará ao Pego Fátima Lopes, um dos nomes mais conhecidos pelos portugueses, em que a comunicadora e escritora partilhará o seu testemunho como apresentadora do programa “Aqui Há Mão”, do canal Casa e Cozinha.