Qui, 23 Maio 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Concurso de Bolo Rei Tradicional volta a Santarém

bolo rei

O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebe no dia 3 de Dezembro a 4ª edição do Concurso Nacional do Bolo Rei Tradicional Português, uma iniciativa destinada a motivar os produtores para continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos, divulgando este tipo de doçaria típica da época do Natal.

O evento é realizado pelo Cnema, em parceria com a Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (Qualifica).

Podem concorrer todos os produtores de bolo rei que beneficiem do uso da marca “ÉQUALIFICADO”, que demonstrem que o seu produto continua a seguir o modo de produção tradicional, cumprindo os requisitos constantes do Documento 029CQ01, que define os critérios para a qualificação de produtos tradicionais; e os produtores de outros bolos ou doces de Natal, de base tradicional.

Recorde-se que na edição de 2014, a “Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro” (Aveiro) venceu a Medalha de Ouro na categoria “Bolo Rei” enquanto a “Pousadinha de Cacilda Amaral Craveiro Correia” (Tentúgal – Coimbra) e a “Briosa do Mondego” (Coimbra) conquistaram ex-aequo a Medalha de Prata na categoria “Bolo Rainha”.

 

Concursos de Doces de Fruta e Frutos Secos

O Centro Nacional de Exposições vai ser ainda palco de outras competições como o 4º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses (26 de novembro) e o 4º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses (27 de novembro).

As competições decorrem no âmbito da 53ª Feira Nacional de Agricultura / 63ª Feira do Ribatejo e de outras açõescomo os Concursos Nacionais de Queijos, de Enchidos, Ensacados e Presuntos, de Carnes Qualificadas, de Mel, de Azeite Virgem Extra, de Doçaria Conventual e Popular, de Conservas de Pescado, de Pães, Broas, Folares e Bôlas, de Licores, de Azeitonas de Conserva, de Ervas Aromáticas e de Sal, de Vinagres e de Chocolates e do Salão Prazer de Provar.

Os regulamentos das provas podem ser consultados em www.cnema.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB