Depois de passar pelas vilas que fazem parte do concelho de Santarém, onde ofereceu recitais de música em templos religiosos, e por quintas produtoras de vinho da região, onde se apresentou pela primeira vez, a 6ª edição do FÓS — Festival de Órgão de Santarém chega finalmente ao planalto escalabitano.
A abertura será na Catedral de Santarém, este sábado, 23 de novembro, a partir das 21h30, com o Concerto Liberdade, uma estreia absoluta a nível nacional, composta pelo diretor artístico do FÓS, Afonso Torres. O espetáculo conta com a presença de um coro e de uma orquestra, acompanhando a música de órgão histórico. Pedro Teixeira dirige o Coro Ricercare, que vai acompanhar a Orquestra Clássica do Centro na execução da Missa Ad Astra.
Durante o fim-de-semana há também um percurso de audições que vai passar por igrejas do centro histórico, na tarde do mesmo sábado, com a participação do Conservatório de Música de Santarém.
No domingo, 24 de novembro, haverá um recital de poesia, acompanhado por música de órgão dirigido a crianças e um Concerto Histórico na Capela Dourada, assim como conversas didáticas e mesas redondas sobre música antiga e órgãos históricos.
A 6ª edição do FÓS — Festival de Órgão de Santarém teve início no passado dia 10 de novembro e prolonga-se até ao dia 1 de dezembro.