Além da consagrada Maria de Medeiros, o filme tem como atores Marcello Urgeghe, Albano Jerónimo, Júlia Palha, Isabel Ruth, Sónia Balacó, Ana Bustorff e o scalabitano João Arrais.
O filme, estreado há 8 dias e rodado ainda antes do confinamento, conta uma história passada em 1918, com Maria Adelaide Coelho da Cunha, proprietária do “Diário de Notícias” e filha do fundador do jornal, que foge com o antigo motorista, mais de duas décadas mais novo do que ela, e deixa toda a gente à sua procura, numa busca altamente mediática.
Três semanas depois, é encontrada, internada no hospício Conde de Ferreira e declarada louca e incapaz por Júlio de Matos, Egas Moniz e Sobral Cid, o que permite ao marido vender o jornal e entregá-lo ao serviço dos poderes que irão instituir a ditadura poucos anos depois.
Para celebrar este regresso, todos os sócios do Cineclube de Santarém têm entrada livre na sessão que conta como convidado especial o ator Marcello Urgeghe, que contracena com Maria de Medeiros, e estará presente para apresentar o filme e conversar com o público.
“É certo que temos de continuar vigilantes, e haverá novas regras a cumprir, começando pela lotação da sala, que está reduzida a 95 espectadores. É obrigatório o uso de máscara para aceder ao Teatro e durante toda a sessão, tal como acontece noutros espaços fechados”, refere o Cineclube, em comunicado.