Qua, 11 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Centro Veríssimo Serrão realiza assembleia de investigadores


A presidente da Academia Portuguesa de História, Manuela Mendonça, é a oradora principal da primeira sessão da assembleia de investigadores do Centro de Investigação Professor Joaquim Veríssimo Serrão (CIPJVS), que se realiza a terça-feira, 25 de Setembro, às 18h30, no Convento de São Francisco, em Santarém.

“A política régia de D. João II – 1481-1495” é o tema da intervenção de Manuela Mendonça, que é especialista em história da baixa Idade Média, professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro do conselho consultivo do CIPJVS.

Esta investigadora, que exerceu durante seis anos o cargo de subdiretora geral dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, tem uma obra escrita sobre Santarém: “Tombo da Igreja do Salvador, um belo códice do Séc. XVI, de há muito desaparecido do conhecimento público”.

Em funcionamento desde o dia 26 de Maio, este centro de investigação foi criado a partir da doação de 30 mil volumes da colecção particular de Joaquim Veríssimo Serrão, que sempre manifestou o desejo de entregar parte significativa da sua biblioteca e do seu espólio pessoal ao município scalabitano.

Centro reúne investigadores de todo o mundo

Tendo o professor Martinho Vicente Rodrigues como director, o CIPJVS funciona na Casa de Portugal e de Camões (o antigo Presídio Militar), e tem como grande objectivo a promoção da investigação nas áreas das ciências sociais e humanas, tendo alargado recentemente o seu espaço de intervenção à ciência e tecnologia.

Apesar de recente, conta com membros de Portugal, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, nas várias áreas de estudo e investigação.

As próximas sessões vão decorrer nos dias 9, 16 e 23 de Outubro e vão estar a cargo de figuras representativas do Ribatejo: Paulo Caldas, ex-presidente da Câmara do Cartaxo, Ludgero Mendes, actual vereador eleito pelo PS na Câmara de Santarém, e José Veiga Maltez, presidente da Câmara da Golegã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB