O Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, foi um dos 18 novos espaços da “Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses” (RTCP) a receber um apoio à programação na segunda edição do concurso “Programa de Apoio à Programação dos Teatros e Cineteatros da RTCP”, promovido pela Direção Geral das Artes (DGARTES).
Este apoio “traduz-se em 200 mil euros divididos pelos próximos quatro anos de programação (2024-2027) e surge no seguimento de uma candidatura apresentada pelo município em outubro do ano passado”, explica uma nota de imprensa da Câmara do Sardoal.
O plano de programação da autarquia, denominado “20 anos de Gil Vicente – Novas Rotas para a Cultura”, quer criar “novos hábitos e caminhos culturais, oferecendo novas experiências e expressões no palco do centro cultural, que, em setembro próximo, comemora duas décadas de existência”.
A estratégia “assenta na diversidade e qualidade artísticas”, com destaque para o teatro, com o objetivo de reforçar e evidenciar a ligação de Gil Vicente ao Sardoal, acrescenta a mesma nota, onde se lê ainda que, neste plano para quatro anos, há também espaço para o cinema, a diversidade musical e a dança.