Com a maioria dos participantes trajados à época, a caminhada teve início no Convento de S. Francisco, passou pelo Jardim da República, Jardim da Liberdade, Rua Pedro Canavarro, Rua Capelo Ivens, em direção à Praça Sá da Bandeira, Largo da Piedade. O cortejo continuou pelo Jardim da República e terminou no Convento S. Francisco, onde os participantes puderam degustar algumas frutas e águas.
{creativeslider id=”15″}
De seguida, puderam assistir a demonstrações de falcoaria, à lenda do Santíssimo Milagre, demonstrações de armas, danças orientais e música.
Antes, na sexta-feira à noite, cerca de meia centena de pessoas tinham participado também na versão adulta da caminhada medieval, que começou e terminou no Convento de S. Francisco, com paragem, entre outros locais, na Igreja de Jesus Cristo e na Sé Catedral, onde os participantes puderam visitar o seu interior.
Ao longo de três dias, a iniciativa, organizada pelo município de Santarém, incluiu espetáculos de malabarismo, de fogo, músicas e danças medievais, animação musical, danças, falcoaria, treino de armas, visitar a feira de artigos regionais, o mercado de sabores, a cisterna do convento de S. Francisco, entre outras mais atividades.