As bibliotecas municipais do Cartaxo, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente e Chamusca estão a desenvolver um projeto de promoção da escrita e da leitura, que quer recuperar as amizades por correspondência.
Denominado “Pen Friend”, o projeto tem como objetivo pôr a população a escrever cartas a amigos que se manterão anónimos. O marco do correio estará na biblioteca municipal, e dele seguirão as cartas para os seus destinatários. As respostas dos amigos serão também recebidas na biblioteca que se transforma, assim, num “apartado” à disposição de quem quer trocar palavras escritas, tal como se fazia antes das plataformas digitais.
Na ficha de inscrição, disponível na biblioteca, cada participante escolhe um pseudónimo que será a sua identificação junto dos participantes com os quais se vai corresponder. Cada biblioteca dispõe de uma caixa de correio na qual o participante coloca, mensalmente, a sua carta – a biblioteca afixa sempre a data limite para a entrega da carta mensal.
Entre os participantes de todas as bibliotecas serão formados pares de correspondentes – será entre cada um dos seus elementos que serão trocadas as cartas. Cada participante será conhecedor apenas do pseudónimo do seu correspondente. Quando a biblioteca, na qual se inscreveu, receber uma nova carta, o participante será informado por WhatsApp ou e-mail. No final do período em que decorre o projeto, que se prevê de um ano, será dada a possibilidade de os participantes se encontrarem – com mútuo acordo, sendo que a biblioteca proporcionará esta possibilidade.