Na apresentação do evento, ocorrida esta sexta-feira à tarde, no Largo do Seminário, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, recordou os dois anos que passaram depois do surgimento do primeiro caso de Covid-19 no concelho, em março de 2020, e do consequente cancelamento das festas desse ano, a poucos dias da realização do evento.
“É com uma satisfação redobrada que regressamos”, disse o autarca na apresentação do que chamou as “festas da cidade, da juventude e das tradições”.
“Que seja novamente um ponto de encontro para todos nós, porque temos saudades uns dos outros”, concluiu.
O programa das Festas de São José, que pode ver na totalidade AQUI, foi apresentado pelo vereador com os pelouros do Turismo e dos Grandes Eventos, João Leite, que destacou que estas são as festas do povo, tendo como símbolo o cavalo e o toiro, não esquecendo a gastronomia, e apelando a todos que desfrutem da cultura e tradições do concelho.
A existência do centro de vacinação na Casa do Campino faz com que o certame se realize um pouco mais afastado desse símbolo icónico que tem recebido as festas e outros eventos, mas a oferta de animação e gastronomia será garantida pelas representações das 18 freguesias do concelho, assim como de outras empresas e associações.
O autarca destacou ainda as atividades equestres e taurinas, que, além da tourada de 19 de março, este ano terão um picadeiro maior e com melhores condições, e o evento “Santarém Petiscos”, que pode ser visitado, e degustado, de 12 a 20 de março, em 25 restaurantes do concelho.